Vestido para estudo: seleção russa
E aqui está uma imagem
Um texto
A Revolução Russa foi um período de conflitos internos na Rússia Imperial, iniciado em 1917, que culminou com a derrubada da monarquia czarista e a ascensão ao poder do Partido Bolchevique, liderado por Vladimir Lenin.
Fases da Revolução Russa:
* Revolução de Fevereiro: Em fevereiro de 1917, uma série de protestos e motins em Petrogrado (atual São Petersburgo) forçou a abdicação do Czar Nicolau II. Um Governo Provisório, formado por liberais e socialistas moderados, assumiu o poder.
* Revolução de Outubro: Em outubro de 1917, os bolcheviques, liderados por Lenin, derrubaram o Governo Provisório e tomaram o poder. Eles estabeleceram um Estado socialista, a União Soviética.
Causas da Revolução Russa:
* Descontentamento popular: A população russa estava insatisfeita com as condições precárias de vida, a repressão política e a participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial.
* Fraqueza do regime czarista: O Czar Nicolau II era um líder autocrático e impopular. Seu governo era corrupto e ineficiente.
* Ascensão do movimento socialista: O movimento socialista estava crescendo na Rússia no início do século XX. Os socialistas defendiam a criação de uma sociedade sem classes, na qual os meios de produção seriam de propriedade do povo.
Consequências da Revolução Russa:
* Criação da União Soviética: A União Soviética foi o primeiro Estado socialista do mundo. Ela existiu de 1922 a 1991.
* Guerra Civil Russa: Uma guerra civil sangrenta foi travada entre os bolcheviques e seus oponentes, de 1917 a 1922. Os bolcheviques venceram a guerra e consolidaram seu poder na Rússia.
* Impacto global: A Revolução Russa teve um impacto profundo no mundo. Ela inspirou movimentos socialistas e comunistas em todo o planeta.
A Revolução Russa foi um evento histórico de grande importância. Ela marcou o fim da monarquia na Rússia e o início de uma nova era na história mundial.
Comentários
Postar um comentário